28 de fevereiro de 2022
O Projecto CRESCER realizou nos dias 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro de 2022 o processo de selecção dos 102 bairros e aldeias dos Municípios alvos da Huíla e Cunene que irão receber as intervenções da pesquisa operacional desenhada para identificar as estratégias com maior impacto em desnutrição crónica em menores a 5 anos. Esta pesquisa recebe o nome de Estudo MuCCUA (pelas suas siglas em inglês “Mother and Child interventions for Chronic Undernutrition in Angola: A community cluster and cost-effectiveness trial”).
Para assegurar a metodologia científica que garanta a qualidade dos dados se selecionaram os bairros e aldeias de forma aleatória em forma de rifas presenciais em cada uma das comunas alvo dos quatro municípios de intervenção nas províncias da Huila e Cunene. Das 102 aldeias selecionadas, 33 estão no Libongue (Chicomba, Huila), 20 na Jamba sede (Jamba, Huila), 18 no Otchinjau (Cahama, Cunene) e 31 na Mupa e sul do Mukolongodjo (Cuvelai, Cunene).
Neste evento estiveram presentes no processo uma equipa liderada pela Coordenadora do projecto pelo FAS, Lourdes Faria, a Coordenadora Geral do Projecto CRESCER, Elena Trigo, administradores comunais, pontos focais, supervisores, assistentes de actividades comunitárias, autoridades tradicionais e religiosas. Nos eventos foi promovida a participação de mulheres com liderança e representação válida nas aldeias e bairros desde que serão elas e os seus filhos a figura central beneficiaria das intervenções do CRESCER.
Para além do processo de selecção, o encontro serviu também para explicar as autoridades locais as próximas fases do projecto que passam pela necessidade de recrutamento durante o mês de março dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), uns 60 por município para um total de 240 ADECOS, que irão trabalhar diretamente nas comunidades. Estes ADECOS serão formados conforme a Política Nacional de ADECOS (PNADECOS) e com reforço formativo na área de nutrição durante o mês de abril.