Inicia-se hoje a celebração da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2023, que decorre anualmente de 1 a 7 de Agosto. Esta data foi instituída internacionalmente com o objectivo de promover e estimular a amamentação, e de melhorar a saúde das crianças de todo o mundo.
Este ano a SMAM tem como lema Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham, de forma a sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades a exercerem os seus papéis no empoderamento das famílias, na criação de salas de apoio à amamentação e pela licença de maternidade remunerada.
Associando-se às celebrações desta semana, no Projecto CRESCER/FRESAN juntamo-nos às campanhas a favor do aleitamento materno com duas iniciativas:
- O podcast “Aleitamento materno na base para prevenir a desnutrição”. 4 episodios sobre a importância do aleitamento materno, os benefícios, mitos e como combatir e o papel dos ADECOS na promoção da amamentação.
- Um cartão de Promoção do Aleitamento Materno, com o intuito de reforçar a promoção do aleitamento materno e a importância da nutrição da mãe e do bebe nos 1.000 dias (desde a gravidez até os 2 anos da criança). Elaborado com o Camões I.P, em articulação e com validação pela Direcção Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde (MINSA/DNSP).
O aleitamento materno é uma das ferramentas chave para a prevenção da desnutrição crónica e da desnutrição em geral. A amamentação exclusiva desde o nascimento até os 6 meses assegura a ótima nutrição do bebe e é o único alimento seguro, nutritivo e adaptado às necessidades de crescimento. Protege frente as infecções e as mortes prematuras, esta associado a um melhor desenvolvimento cognitivo da criança e reduz o risco de obesidade e doenças crónicas na idade adulta.
Proteger, promover e apoiar o aleitamento materno é uma responsabilidade de todos e de todas!
Mais informação, materiais e links:
Cartão de Promoção do Aleitamento Materno (clique para descarregar o material em pdf)
Podcast “Aleitamento materno na base para prevenir a desnutrição”