Otchinjau, Cahama. 18 abril 2021
O projecto CRESCER arrancou o 18 de Abril de 2022 com abertura da formação dos primeiro 55 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), na comuna-sede da Cahama, Cunene. Os ADECOS – seleccionados nos 18 bairros e aldeias na comuna de Otchinjau que vão receber as intervenções-alvo da pesquisa durante os 12 dias da acção – receberão formação em saúde, nutrição, agricultura, gestão da água e acção social, conhecimentos que vão aplicar nas suas micro-áreas de trabalho.
O acto de abertura foi presidido pelo Administrador municipal da Cahama, Mário Katiti e contou com a presença do Chefe do Departamento Provincial do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local do Cunene, Eduardo Benvindo; e da coordenadora do CRESCER pelo FAS, Maria de Lourdes Faria. A Coordenadora Geral do Projecto Elena Trigo também dirige-se aos 55 ADECOS, dos quais 25 são mulheres. Estes vão aprender, no primeiro módulo teórico de 12 dias, como trabalhar de forma articulada com os técnicos de saúde para promover a prevenção da desnutrição crónica nas crianças com menos de cinco anos.
Assim que completem a formação nos próximos meses com o segundo módulo formativo, os ADECOS receberão o seu certificado pela ENFOTSS – Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, e vão integrar os quadros da administração municipal enquanto elementos de desenvolvimento comunitário e sanitário, com o apoio do projecto CRESCER.